Projeto Café Literário

A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo, é importante para a formação do senso crítico e da cidadania. É condição para a promoção de valores democráticos, porque é a base para a cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo a sua volta. É claro que uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver problemas cada vez mais complexos. Por meio da leitura e de nossa visão de mundo conseguimos o domínio da palavra e por meio da palavra, trocamos ideias e conhecimentos, sendo possível entender o mundo que nos cerca.  Aprender a ler é familiarizar-se com diferentes textos produzidos em diferentes esferas sociais (jornalística, artística, científica, didático-pedagógica, cotidiana, literária….) para desenvolver uma atitude crítica, que faça com que a pessoa perceba as vozes presentes nos textos e seja capaz de tomar a palavra diante deles.

O Projeto visa estimular, incentivar e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e também o carinho e o cuidado que devemos ter com os livros, pois eles nos levam para muitos lugares, por meio do mundo mágico da imaginação e da leitura de diferentes textos.Um café literário agrega as mais diferentes produções artísticas, como teatro, poesia, música e dança, possibilitando a oportunidade de os alunos mostrarem seus talentos. Pretendemos através deste Projeto, despertar o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção de texto, da ilustração e da descoberta das mensagens implícitas nos textos, além de melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e estrutura. Assim como resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos em prol de uma modernidade sem limites que tira das crianças e jovens o direito de sonhar, de ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida onde haja convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

Os alunos se envolvem nesta leitura e dão opiniões, fazem comentários e reescrevem textos, ilustram e dramatizam.

Comentários estão fechados.